Sistema de informação

Elementos que proporcionam a possibilidade de usufruir do que o passado restringia, o presente não consegue complementar, mas que o futuro atenderá de forma conveniente dentro de requisitos personalizados.

Acabou a época em que as pessoas não tinham condições de obter informações sobre suas realizações. Podemos incluir muitos conteúdos relativos ao conhecimento dessas ações que são necessárias no dia a dia das pessoas. Veja alguns exemplos básicos: estudos, notícias, receitas, registros fotográficos, músicas, vídeos, etc. Perceba que na área de receitas, os conteúdos não ficam só na gastronomia, amplicam-se também na saúde e em outras áreas. Imagine então quando o saber não era prioridade, informações menos importantes era luxo para poucos.

O tempo passou — diga-se de passagem, de forma mais rápida que devia — e uma evolução tecnológica ocorreu nesse interstício entre passado e presente. Indo um pouco além, se compararmos esta fenda temporal, entre passado recente e presente, em relação ao tempo de nossa existência, ela não significaria nada. Mas pense o quão importante essa evolução o é, e em tão curto período. Mesmo assim, ainda temos conhecimentos restritos em certas áreas e devemos ampliá-los para desenvolver mais projetos científicos. Ainda que tenhamos o entendimento teórico das questões, por enquanto não é possível solucioná-las de imediato.

O importante é saber que estamos numa constante evolução. Se hoje temos produtos e serviços que nos são oferecidos de forma prática, a distância de um clique ou toque; se está ao nosso dispor, a qualquer hora, em qualquer lugar todo o conhecimento necessário que nos é importante ao longo do dia, imagine o que está por vir. Brevemente, teremos novidades significativas que complementarão nossa visão atual e poderemos responder questionamentos ainda pendentes.

Todas as referências citadas anteriormente de produtos, serviços e conceitos são constituídas de informações. Por isso devemos reconhecer a sua importância frente a esta grande evolução que passamos. Se hoje temos referências de nossos antepassados, é porque, de alguma forma, informações sobre eles foram armazendas e mantidas. Este trabalho de arquivamento — seja lapidações em pedras, nas paredes de cavernas, escritas em livros, gravadas em papeis fotográficos, em vídeos — foi a forma que dispunham no seu tempo para realizar o registro de suas informações. Ou seja, todas elas foram e continuam sendo tratadas e mantidas por algum tipo de sistema de informação. Analise a importância deste conceito de armazenamento para a humanidade. 

Um sistema de informação pode ser encontrado também em organismos vivos, ou você pensa que seu cérebro no possui um. Pois ele controla sua memória, suas ações, seu conhecimento, seu tempo. E isso nao é somente para os seres humanos, extende-se a todos os animais e vegetais. Soa estranho estas referências, não é verdade? Mas estudos revelam que até plantas podem armazenar informações em memórias. Por isso há diversos projetos relativos a inteligênca artificial. Cientistas querem converter organismos vivos em artificiais, criando seres robóticos com capacidades humanas. Em meio a tantos dados necessários para atender aos programas utilizados nestes projetos, não faltarão sistemas de informação.

 

Voltar