Uma nova perspectiva para sua informação

Seja onde estiver, uma solução ao seu alcance.

O conceito de possuir informação nos oferece possibilidade de controle de tudo ao nosso redor. A palavra "informação" em si, em seu princípio fundamental, significa conhecimento. Ou seja, quanto mais informação você conciliar às suas ações diárias, maior será sua capacidade de tratá-las de forma organizada e objetiva.

Nesta análise, de que o saber é importante para o nosso dia a dia, criamos algumas soluções muito úteis para o armazenamento e a consulta de informações. São conceitos conhecidos, mas engana-se quem acredita que eles se tornaram simples demais para serem atribuídos ao ditado "faça você mesmo". Desta forma, apresentaremos soluções diversas para cada tipo de situação que ocorre em nossa vida pessoal e profissional. 

Como abordamos o conceito da informação, inicialmente, deixaremos ela como foco central de nosso estudo. Informação não é somente um conjunto de letras que formam palavras e completam frases. Ela está em todo lugar e nos rodeia a todo momento. Vamos a um exemplo prático: números de telefone. Há dez anos ou mais, a maioria das pessoas sabiam os principais números que precisariam utilizar em certo momento. Hoje, mal sabemos nosso próprio número de telefone. Algumas pessoas possuem dois ou mais. Mas isso não significa que estamos perdendo a memória. Nesse pequeno espaço de tempo, ocorreram grandes revoluções tecnológicas que aumentaram, consideravelmente, a carga de informações que recebemos a todo momento.

A Internet é a vilã número um desta sobrecarga de dados que absorvemos. Mas ela veio para ficar e brevemente substituirá por completo a forma de comunicação citada anteriormente. Muitas vezes, em encontros e reuniões, não nos solicitam mais o número de telefone para registro e contato posterior. Quando necessário, isso é feito por redes sociais. A partir daí, a base de um breve contato, que por telefone duraria alguns minutos, se perde na imensidão infinita de informações que as redes sociais empurram para seus visitantes mais assíduos. E nesse contexto vem a enxurrada de arquivos de fotos e vídeos compartilhados, que, além de serem repassados pela rede, são também apresentados in loco, no meio do trabalho e no horário de expediente.

Como dizem os cientistas, o antídoto vem do próprio veneno, só que em dosagem menor. Se a Internet é um veneno em certas ocasiões, seu antídoto vem de soluções que a tem como base, mas que prioriza a informação que realmente é importante para você. Se você precisa fazer contato com uma pessoa, faça contato direto com ela. Entrar numa rede social pode resolver o problema, mas provavelmente criará outros que, no mínimo, será a perda do seu tempo. Você será induzido a verificar notícias, sua TL (timeline), responder comentários, etc. Além desse mínimo, você poderá perder o principal, o foco na tarefa que estava exercendo. Isso acarretará em um efeito cascata que complicará o cumprimento das ações que estavam sendo realizadas anteriormente.

Os exemplos expostos anteriormente se enquadram em breves contextos, que podem ocorrer em atividades profissionais e pessoais em nosso cotidiano. A partir deles, iremos apresentar soluções para o tratamento de informações que você administra ao longo do dia, na execução de suas tarefas diárias.

Voltar